Meu Amor pelas Suculentas

Há 10 anos cultivo suculentas em minha casa. Elas são uma terapia para mim e o que era apenas um hobby, acabou se tornando uma nova vocação.
Hoje trabalho com oficinas e vendo alguns produtos, faço isso por amor e porque me deixa feliz.
Resolvi escrever o blog para divulgar meu trabalho e também para dividir com vocês meu conhecimento inicial sobre essa plantinha que ganhou meu coração.
Espero que aqui seja um local de encontro, onde poderemos trocar experiências e propagar nosso amor pela natureza.
Aguardo a visita constante de vocês.
Estamos no Facebook e Instagram como suculentasdate

sexta-feira, 9 de junho de 2017

Incidência Solar nas Suculentas e Cactos

Sempre que realizo minhas oficinas (cursos) de suculentas, umas das primeiras perguntas que surgem é sobre a incidência solar nas suculentas. Então hoje vou esclarecer algumas dúvidas que chegam até mim.

Cactos e suculentas são plantas de sol pleno. Quando criadas desde pequenas, no lugar definitivo, as suculentas tornam-se resistentes ao clima mais adverso.
As suculentas que compramos em floriculturas ou grandes mercados vêm de estufas e merecem cuidados especiais até se readaptarem à vida na natureza.
A maior exposição ao sol deve ser reintroduzida lentamente, de preferência ao solzinho da manhã, cada dia um pouquinho mais.
Depois de aclimatadas podem ficar, tranquilamente, ao sol e chuva, desde o que o solo ou os vasos tenham boa drenagem.
Não podemos fazer trocas bruscas de ambiente, por exemplo, da meia-sombra para o sol pleno: vão ressentir e queimar.
O contrário também acontece, do sol pleno para a sombra: elas vão estiolar.
Essa readaptação à vida ao ar livre é um processo lento e requer paciência e dedicação, mas depois, poderão ficar ao sol pleno e chuvas, ventos e o clima que fizer.
Eu nunca troco de vaso logo que compro, pois as suculentas teriam dois desafios simultâneos, adaptar à casa nova e acomodar raízes. 

O que achou dessa postagem? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse sua opinião para que possamos trocar experiências