Nas oficinas que ofereço ou nas feiras que participo, ouço sempre os mesmos comentários: "não sei o que está acontecendo com minha suculenta, ela está tão sem vida..." ou "não tenho jeito para planta, todas morrem", ou ainda, "vou comprar suculentas, pois elas não precisam de muito cuidado".
Algumas pessoas até me mostram fotos ou enviam para meu WhatsApp para que eu identifique o problema.
Geralmente as fotos mostram uma suculenta totalmente desidratada e estiolada. As pobrezinhas estão passando sede e com déficit da mais importante vitamina: luz solar.
Suculentas são plantas de sol (com algumas exceções que preferem sombra, falarei sobre elas em outra ocasião) e regas frequentes, sendo necessário um equilíbrio entre a incidência solar e o número de regas.
É mito dizer que as suculentas têm que passar sede. Elas começam a secar ou enrugar suas folhas, justamente porque não estão recebendo água suficiente. Para os iniciantes no cultivo dessa linda planta, uma boa forma de saber se já está sua na hora da sua suculenta receber água, é introduzir um palito na terra. Se ele sair úmido, espere um pouquinho, se sair seco, já está na hora de regar.
Se você tem alguma dica, sugestão ou observação, compartilhe conosco nos comentários.