Meu Amor pelas Suculentas

Há 10 anos cultivo suculentas em minha casa. Elas são uma terapia para mim e o que era apenas um hobby, acabou se tornando uma nova vocação.
Hoje trabalho com oficinas e vendo alguns produtos, faço isso por amor e porque me deixa feliz.
Resolvi escrever o blog para divulgar meu trabalho e também para dividir com vocês meu conhecimento inicial sobre essa plantinha que ganhou meu coração.
Espero que aqui seja um local de encontro, onde poderemos trocar experiências e propagar nosso amor pela natureza.
Aguardo a visita constante de vocês.
Estamos no Facebook e Instagram como suculentasdate

terça-feira, 28 de março de 2017

Echeveria Black Prince - Características e Cuidados

echeveria black prince
Quando comprei.
Adoro a echeveria Black Prince, em minha opinião, uma das mais bonitas que encontramos no Brasil. Ela tem um charme misterioso devido à sua mudança de tonalidade, que vai desde o verde até até um roxo escuro, quase preto, por isso o nome Black. É fácil reconhecê-la, tem as folhas pontudas e firmes e uma coloração que altera de dentro para fora. 

O principal segredo de sua cor, é a quantidade de luz no ambiente. Quanto mais luz disponível, mais escura ela fica. Com pouca luz, ela é capaz de ficar quase toda verde, no entanto isso a deixa mais frágil.
Após certo período exposta à luz.
Ela é bem resistente à seca, justamente por isso muito sensível a água. Se sua Black estiver em ambiente interno, regue apenas a cada 15 dias. Ela também não é muito resistente à doenças e por isso o solo não pode ficar muito úmido, pois desta forma há grande probabilidade de proliferação de bactérias.
echeveria black prince
Suas flores são avermelhadas e robustas, com vários botões na haste. Imagine um canteiro cheio de echeverias Black Prince floridas, uma beleza e tanto.

Resumindo, o segredo para cuidar dessa suculenta é muita luz e pouca água, mantendo uma boa drenagem do solo. E não se esqueça do amor, esse sim faz maravilha para todas as plantas.

Gostaria de mais alguma informação? Gostou dessa postagem? Deixe seu comentário.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Echeveria Shaviana - Características e Cuidados

ECHEVERIA SHAVIANA
Com rega adequada
Hoje iniciarei uma série de postagens com foto, nome científico e cuidados de algumas suculentas, pois assim você saberá como cultivar a sua.

Iniciarei com a Echeveria Shaviana, acho essa suculenta bem feminina, devido à sua delicadeza e suas finas folhas que lembram um belo rendado. Tem um tom acinzentado balanceado com um leve tom de rosa na pontas das folhas que são crespinhas.

Ela é uma suculenta muito delicada e requer um pouco mais de cuidado que as outras. Durante o processo de crescimento, se houver muita umidade no solo, ou no ambiente, suas folhas podem apodrecer.

A quantidade de água que você rega tem relação direta com sua aparência. Se você molhar um pouco mais, a Echeveria Shaviana vai abrindo e clareando, adquirindo a aparência de um "repolhinho". Com bem pouca água, mais seca,  ela ficará compacta e com tonalidades mais fortes, podendo até não abrir novamente.
Echeveria Shaviana
Com pouca rega
Uma das vantagens da Echeveria Shaviana é que dificilmente ela cresce para cima, ela estaciona em seu formato compacto. Pode ter sua durabilidade comprometida, pois é a mais sensível a fungos.

Ela pode ser mantida dentro de casa, desde que perto de uma janela, regando uma vez por semana, se no dia da rega o solo ainda estiver úmido, espere secar para regar novamente. 

segunda-feira, 20 de março de 2017

O que é um terrário

terrário
Hoje muito se fala em terrário e o termo acabou ficando banalizado e significando qualquer recipiente onde se planta suculentas. Mas não é bem assim. O que realmente vem a ser um terrário?

Terrário é todo recipiente, aberto ou fechado, onde cultivamos algumas espécies de plantas, simulando o seu ambiente natural. Um terrário fechado apresenta em uma micro-escala, o nosso meio ambiente, constituído de solo, água, ar, luz e seres vivos. Além disso nos permite observar fenômenos da natureza, como o ciclo da água (somente em terrários fechados).

terrários
Quando a temperatura aumenta, a água que foi colocada uma única vez no terrário, juntamente com a água proveniente da transpiração das plantas, evapora-se e dá origem a uma grande concentração de vapor. A atmosfera criada pelo terrário fechado não consegue absorver todo o vapor e quando ele encosta na parede do recipiente, que está com uma temperatura mais baixa, condensa (transforma-se em gotinhas que grudam no teto e paredes do recipiente). E quando a umidade atinge o nível máximo, chove no terrário. As gotículas precipitam-se para o solo, molhando de novo a terra e reinicia-se o ciclo da água.

Um terrário também nos ajuda a perceber melhor como funciona a camada de ozônio. Essa tarefa é desempenhada pela tampa do recipiente. Sem ela o vapor perder-se-ia no espaço. Não haveria o fenômeno das chuvas, nem o ciclo da água.

terrário

Gostou das explicações? Ficou alguma dúvida? Utilize os comentários para se pronunciar.

quinta-feira, 9 de março de 2017

O que é uma planta suculenta

suculentas
A primeira postagem desse blog obviamente tinha que ser sobre a definição do que vem a ser uma suculenta.
É uma planta em que a raiz, o caule ou as folhas retêm muito líquido, por isso o nome suculenta. Esta adaptação permite que essas plantas fiquem bonitas mesmo não sendo regadas todos os dias.
Elas são típicas do continente africano, mas já se espalharam pelo mundo.
As kalanchoes e os cactos também são plantas suculentas e esse último, apresenta um variação desconhecida nas demais suculentas. Os cactos transformam as folhas em espinhos que cumprem a dupla função de reter a água e defender a planta de possíveis agressões.
Existem milhares de espécies de suculentas.
Essa postagem foi um breve relato, para você conhecer um pouco mais sobre essas lindezas.
Você gosta de suculentas? Cultiva? Deixe sua experiência nos comentários. 
Vamos fazer desse blog um lugar de encontro para trocarmos experiências.
cactos