Meu Amor pelas Suculentas

Há 10 anos cultivo suculentas em minha casa. Elas são uma terapia para mim e o que era apenas um hobby, acabou se tornando uma nova vocação.
Hoje trabalho com oficinas e vendo alguns produtos, faço isso por amor e porque me deixa feliz.
Resolvi escrever o blog para divulgar meu trabalho e também para dividir com vocês meu conhecimento inicial sobre essa plantinha que ganhou meu coração.
Espero que aqui seja um local de encontro, onde poderemos trocar experiências e propagar nosso amor pela natureza.
Aguardo a visita constante de vocês.
Estamos no Facebook e Instagram como suculentasdate

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Multiplicação de Plantas por Divisão de Rizomas (touceiras)

Multiplicação de Plantas por Divisão de Rizomas (touceiras)
Em meus cursos os alunos me perguntam como fazer a divisão de rizomas, ou de touceiras como é mais conhecido, para fazer a multiplicação de suas suculentas.

É um método muito bom e pode ser usado para diversos tipos de plantas. Consiste no corte dos rizomas subterrâneos, gerando novas plantas.

1 - Certifique-se que a planta já pode ser divida, contando o número de brotação, devendo ter no mínimo 3.
Se a planta estiver no solo, retire-a inteira ou parcialmente, com uma boa quantidade de terra, usando uma enxada, uma pá ou um forcado.
Suculentas da Tê

2 - Com uma faca ou podão destaque os rizomas mais novos, preferindo os mais sadios. Faça uma limpeza retirando folhas mortas e podando parcialmente as raízes. 
Multiplicação de Plantas por Divisão de Rizomas (touceiras)


3 - Se você estiver fazendo a divisão em folhagens, corte as folhas para manter uma proporção com as raízes.
Multiplicação de Plantas por Divisão de Rizomas (touceiras)

4 - Plante os rizomas de forma a deixar para fora da terra um tufo de folhas (se for folhagem) e todo o broto (se for suculenta).
Suculentas da Tê

Curso Terrário

Lança de São Jorge - Sansevieira Stuckyi

Lança de São Jorge - Sansevieira Stuckyi
Herbácea, pertence à família Asparagaceae, nativa da África tropical, perene acaule, rizomatosa, suculenta, ereta, de crescimento lento, com 70cm a 1 metro de altura, com 2cm a 4cm de diâmetro e de aspecto ornamental.

Folhas cilíndricas, sulcadas, rígidas, esponjosas internamente, levemente recurvadas e pontiagudas no ápice. A remoção da ponta espinhosa, prejudica o crescimento da folha.

Lança de São Jorge - Sansevieira Stuckyi
Inflorescências eretas, em espigas densas com cerca de 20 cm de diâmetro, com pedúnculo engrossado, de 15-25cm de comprimento, com flores tubulosas brancas e suavemente perfumadas.

Usada na decoração de jardins, em grupo formando maciços; também se desenvolvem bem em vasos e jardineiras. É usada em vasos para compor a decoração de ambientes internos como sala, escritório e jardim de inverno. 

Cuidados
Deve ser cultivada em pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, bem drenado, com regas esparsas. Resiste muito bem à seca. Já o excesso de água pode ser prejudicial, apodrecendo a planta.

Limpe as lanças com um pano úmido para deixá-las livres de poeira.

Adube duas vezes ao ano, com adubo próprio para cactos e suculentas, seguindo a orientação do fabricante. Multiplica-se por divisão de rizomas.
Suculentas da Tê