Meu Amor pelas Suculentas
Há 10 anos cultivo suculentas em minha casa. Elas são uma terapia para mim e o que era apenas um hobby, acabou se tornando uma nova vocação.
Hoje trabalho com oficinas e vendo alguns produtos, faço isso por amor e porque me deixa feliz.
Resolvi escrever o blog para divulgar meu trabalho e também para dividir com vocês meu conhecimento inicial sobre essa plantinha que ganhou meu coração.
Espero que aqui seja um local de encontro, onde poderemos trocar experiências e propagar nosso amor pela natureza.
Aguardo a visita constante de vocês.
Estamos no Facebook e Instagram como suculentasdate
domingo, 28 de maio de 2017
sexta-feira, 26 de maio de 2017
Sedum Nussbaumerianum
Suculentas da Tê |
As folhas de Sedum Nussbaumerianun são grossas, pontudas e verde-amarelo. Quando cultivada em sol pleno, a tonalidade verde clareia e fica com o contorno avermelhado.
Essa planta tem crescimento lento, é muito resistente e gosta de locais bem iluminados, onde bata sol.
Em meses quentes podem ser molhadas uma vez por semana e em meses frios e mais úmidos, uma vez a cada 15 dias.
Elas dão uma florzinha branca e cheirosa e crescem até 20 centímetros.
segunda-feira, 22 de maio de 2017
Crassula Ovata
A Crassula Ovata ou Planta-Jade como é mais conhecida, é uma espécie de suculenta perene, ou seja, de grande durabilidade, com folhagem ornamental.
Ela é uma das suculentas mais fáceis de cuidar. Pode ser cultivada tanto em vasos como em jardins. Elas gostam de meia sobram, mas resistem ao sol pleno, sendo que nesse caso, acabam desenvolvendo um tom avermelhado nas pontas e o verde fica mais claro. Mas devem ser acostumadas com o sol aos poucos. Se colocada sem um preparo, suas folhas podem queimar.
Quando plantada em vasos, torna-se uma mini árvore e você pode fazer um belo bonsai com ela. Mas é necessário cuidado no manuseio, pois seus galhos quebram com facilidade.
Normalmente regar uma vez por semana é suficiente, mas vale verificar o solo, pois dependendo do clima é necessário mais uma rega na semana.
domingo, 14 de maio de 2017
Lithops: o que é e como cuidar
Você sabia que essa belezinha da foto acima é uma suculenta? Isso mesmo! Não é uma pedra, apesar de parecer. E por essa semelhança ela recebe popularmente o nome de "Living Rocks" ou "Rock Plant" (pedra viva).
O nome Lithops vem do grego "Lithos" = pedra e "ops" = face.
Ela é da família Aizoaceae e originária da África do Sul; o gênero Lithops suporta centenas de espécies dessas incríveis e pequenas suculentas. Existe uma vasta variedade de tamanhos e cores, enquanto o formato permanece quase idêntico, formando grupos de duas folhas acopladas e divididas por uma fissura de onde aparecem as folhas.
Solo, local e informações de cultivo:
Umidade: média.
Temperatura: 10°C a 35°C.
Luz: sol pleno ou sombra parcial.
Solo: qualquer substrato que possua boa drenagem é suficiente.
Irrigação: regue moderadamente de 1 a 2 vezes por semana.
Para ser plantadas em vasos e exteriores.
Necessita de boa ventilação.
Eu ainda não tenho essa fofura, pretendo adquirir em breve uma para minha coleção. E você tem? Conte-nos a sua experiência com essa bela suculenta.
Assinar:
Postagens (Atom)